sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Introdução

Livre comércio versus protecionismo



É bastante saudável que sociedade brasileira debata os rumos das negociações em torno da formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O tema é extremamente relevante já que trará conseqüências duradouras para o país. Não se trata de algo a ser concluído ás pressas, de pressões imediatas, tampouco de modo submisso, apenas para agradar interesses hegemônicos e evitar que o Brasil seja responsabilizado por um impasse nos entendimentos.
Impasses, marchas e contramarchas fazem parte desse tipo de conversação. Não há motivo para temê-los. Afinal, o que esta em jogo é o interesse nacional, ou seja, de liberdade de escolha dos destinos da nação. Na liberdade de formular e programar políticas de desenvolvimento. De estabelecer ou não estímulos ou proteções, de subordinar ou não patentes aos imperativos da saúde publica, de privilegiar ou não o setor produtivo interno nas compras governamentais.
Decisões dessa ordem não são estranhas á historia das grandes nações industrializadas, que sempre recorreram e continuaram recorrendo, a mecanismos de defesa de suas economias.